O nobre colega Marcio Flizikowski, jornalista, escreveu há quase cinco anos um texto que tentava visualizar os desafios da nossa penosa e divertida profissão.

Lamento comentar que não trouxe nada mais que o óbvio, caindo; do ponto de vista ideológico, naquilo que corremos, fugimos, todos os dias nas redações: o lugar comum.

Enfim, claro, um texto elaborado com rigor gramatical e clareza de idéias. Ele foi no ponto ao dizer que sobre tudo nossa profissão requer posicionamento crítico e conhecimento de instrumentos que veiculam informação.

Mas penso que a análise pode ser ainda mais profunda. O desafio do jornalismo no século 21, é sobre tudo, deixar claro para quem nos lê, ouve e/ou vê, que as notícias são fruto da nossa própria ação.

Que a sociedade deve exercer o papel de cobrar da mídia, seja ela de qualquer meio de comunicação, um posicionamento claro, acreditável e isento. Possível? Sim? Estamos perto? Acho que não ! Por isso meus caros leitores, nos cobrem mais eficiência, menos rotina e mais criatividade, inclusive deste simples blog !

Anúncios